23 de ago. de 2011

Sentimentos e Emoções

Qual a diferença entre sentimentos e emoções?

Esses termos, meu caro, variam de significado conforme autor. Porém acho que uma compreensão mais comportamental sobre essa distinção seria essa:


1) emoções são estados fisiológicos relacionados a comportamentos respondentes em contingências imediatas. Ex: "Vi o cachorro e fiquei com medo na hora!". OBS: Sempre é bom lembrar, que emoções, apesar de significar "o que nos move", em latim, nunca são 'causas' de comportamentos, mas apenas pistas sobre contingências em que eles ocorrem.


2) sentimentos estariam relacionados com isso, mas de forma menos corporal, indicando contingências mais estáveis e de mais longo prazo. Ex: "Os sentimentos que eu tenho por Ana são fortes há muitos anos, já".


Enquanto a emoção é muito mais corporal e tende a passar com a situação encerrada (ex: O medo do cachorro durou até o cachorro ir embora), os sentimentos estão mais relacionados a pensamentos e são reforçados socialmente (ex: Sinto isso por Ana porque estou namorando ela há 2 anos).
A expressão das emoções possui
quase sempre topografia muscular no rosto.
Já os sentimentos, podem passar
desapercebidos mais facilmente.




Outra diferença seria que as emoções, por serem mais corporais e imediatas, expressam-se de forma mais intensa em linguagem corporal, expressões faciais e outros sinais, como suor, dilatação da pupila, etc.


Já a expressão dos sentimentos costuma ser mais sutil, através de ato, palavras, declarações, presentes, convites, etc.


Por exemplo, "João está com raiva de Pedro (emoção), porque nutre uma inveja (sentimento) dele e Pedro tirou uma nota melhor na prova". Nesse caso, o sentimento "inveja" é uma pista para o histórico de reforçamento que em parte determina a emoção 'raiva' em João. Obviamente, é mais fácil identificar a raiva de João do que a inveja, o que demandaria um estudo mais do que meramente topográfico de seus comportamentos.

"Nutrir sentimentos por alguém" significa se comportar
persistentemente de determinada forma, em relação a essa pessoa.




Para fechar, costuma-se ainda dizer que uma pessoa é "emocional" quando ela torna públicas suas emoções com frequência a intensidade, na hora em que são eliciadas. Já uma pessoa "sentimental" é aquela que nutre comportamentos em geral de reforçamento intermitente, como agir com romantismo e declarar o que sente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário