Estudos sobre a Masculinidade (2)

Continuando a série de posts sobre masculinidade, resolvi adotar uma abordagem musical.


O tema deste post é o poder masculino.


Os antropólogos e outros cientistas sociais dizem que em nossa sociedade os homens têm mais controle de suas vidas que as mulheres, e lhes é atribuído mais poder de um modo geral.


Isso parece uma maravilha para os homens, certo? Mas será que é mesmo?


Afinal, homens tem mais liberdade que as mulheres? Caso sim, isso tem algum preço?


Vou mostrar um clip da Beyonce, da música "If I Were a Boy" (Se eu fosse um garoto).


Na letra Beyonce fala de como seria sua vida se ao invés de uma mulher, ela fosse um homem e pudesse contar com as vantagens da masculinidade.


Tente coletar esssa vantagens, apontadas por Beyonce.

Diz Beyonce, na letra, que homens vão para onde querem. (Mulheres, pelo visto, são mais alvo de controle, precisando ficar mais tempo em casa) O homem tem mais atividades públicas, na rua, incluindo a profissão. Pode sair com amigos quando quiser, para onde quiser. (Se a mulher fizer o mesmo, será alvo de críticas).

Em vários sentidos, e essa é uma opinião feminina comum, ser homem é ter mais poder (i.e., exercer mais controle sobre a própria vida). Isso vem mudando lentamente desde os anos 1960, mas ainda é uma contingência comum em toda parte.

Aparentemente, homens têm imensas vantagens quando o assunto é poder na sociedade. Parece uma maravilha, certo? NEm tanto. Tem o outro lado da moeda, também.

O preço a se pagar pelo poder extra dos homens é a responsabilidade e a cobrança.

Basta ouvir os ditos populares: "Homem que é que homem resolve as coisas", "Faça isso que nem homem!", "Tá faltando um homem pra por ordem aqui", etc.

Até por isso é mais comum vermos homens estressados e com transtornos relacionados a ansiedade. Homem tem que:

- ser um profissional competente

- bom marido

- bom amante

- bom pai

- aprender a lidar com suas emoções (pois ninguém ensinou quando era garoto)

- etc, etc, etc.

Como resultado, é comum vermos homens sobrecarregados, estressados, e em desespero com a quantidade de cobranças que recebem na vida profissional e pessoal.


Não sabem como lidar com esse stress da "vida de homem", e para piorar, não aprenderam como administrar suas emoções decorrentes desse problema (Afinal, esse papo de "falar de sentimentos" é coisa de mulher, não é mesmo, machões?)

Este clip de Peter Gabriel e Kate Bush fala sobre a dificuldade masculina de lidar com o stress das cobranças.