21 de ago. de 2011

Card Sorting e o "manusear conhecimento"

Tem uma técnica muito usada em Design chamada "Card Sorting" (do inglês, algo como "organizar cartões"). Ela é especialmente empregada para planejar conteúdos hierarquizados, como a arquitetura de informação em um site.

Cores ajudam a discriminar melhor as classes.
Post-its ajudam a dispor melhor os cartões
sobre uma mesa ou em uma parede.
Trata-se de pegar um assunto e detalhar os itens que o constituem, com uma granularidade adequada, cada um em um cartão.

Em seguida, pede-se que uma pessoa organize esses cartões em uma hierarquia de classes, subclasses e enumere ou agrupe os itens disponíveis ou inventaados nessas.

O Card Sorting é interessante para extração de conhecimento (entendendo "conhecimento" como comportamento, i.e., ele atua na explicitação de relações entre estímulos e respostas).

Funciona porque ajuda a revelar sobre qual controle de estímulos específico a pessoa está sobre determinado assunto. (Em outras palavras, qual a visão/opinião detalhada dela sobre o assunto).

Esse procedimento também é muito útil para sistematizar diferentes pareceres. P.e., pedindo para que várias pessoas façam seus próprios modelos, e em seguida confrontando os diferentes resultados.

Pedir para que elas entrem em acordo, criando um "card sorting" único costuma render um rico debate, onde muito sobre o assunto estudado pode ser aprerendido no confronto de ideias.


Apesar de dispor de recursos digitais para isso, muitas
empresas não dispensam papel e caneta para o card sorting.
Isso tem a ver com o aspecto intuitivo do manusear tátil

de cartões: essa dimensão se perde bastante quando se
usa um computador (até se for um tablet, com o iPad).


Querem um exemplo de aplicação? Fazer um "card sorting" de um conjunto de referências bibliográficas, individualmente e depois em equipe. Os resultados podem indicar o grau de concordância dos autores sobre suas fontes de bibliografia.

A seguir, um video interessante que fala sobre o tema (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário