21 de ago. de 2011

Qual a diferença entre medo e fobia?

A Paula Souza, que acompanha o Olhar Comportamental, fez a seguinte pergunta via Caixa de Sugestões:


O que caracteriza uma fobia? O que diferencia "medo de aranha" de "fobia de aranha"?




Medo é uma emoção, Paula. Um efeito de um momento, que elicia respondentes no organismo, e gera expressões corporais.


Já a fobia é um nome psiquiátrico a um quadro clínico que uma pessoa sofre por algum condicionamento problemático, gerador de sofrimento, que determina respostas emocionais injustificadas diante de estímulos.


Por exemplo, eu posso ter, eventualmente, medo de aranha. Se eu ver essa aranha aí entrando no meu quarto, certamente sentiria medo e tentaria me livrar dela:


Porém se meu amigo João tem fobia a aranhas, mesmo diante dessa imagem na tela do computador ele já poderia ter reações equivalente ao pânico:


Podemos dizer que a fobia é uma generalização de intensas respostas emocionais desagradáveis. Generalização essa a estímulos que mesmo que vagamente pareçam com o estímulo-fonte do pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário