21 de ago. de 2011

Deslocamento

Ontem ouvi um amigo falando para mim: "Eu sei que minha namorada vai discutir comigo hoje"


Eu: "Ué, como você sabe?"


"É que ontem ela foi visitar os pais, e eles sempre implicam com ela. Como ela não enfrenta os velhos, vai descontar em mim".

Isso me lembrou o conceito analítico-comportamental de "Deslocamento". Quando as pessoas sabem que serão punidas ao se comportar de maneira "X" em um contexto, emitem um comportamento parecido com "X" em outro contexto.


No caso, a classe de respostas "brigar" não será emitida, pela garota, no contexto "com os pais". O que provavelmente irá acontecer: ela emitirá algo equivalente, isto é, da classe "brigar" (como p.e. "ficar irritadiça") num outro contexto, menos aversivo ("com o namorado").


O deslocamento é um dos motivos pelos quais não é um bom negócio exercer controle aversivo sobre as pessoas. Afinal elas deixam de se comportar de "forma errada" na sua frente, e enquanto você manter o clima aversivo, mas irão emitir comportamentos equivalentes com outros.


Nas palavras do meu chateado amigo, irão "descontar nos outros".


Esteja certo de que quando uma pessoa desconta em você, o que está controlando o comportamento dela é um processo de deslocamento: em algum outro contexto, ela foi maltratada, e está reagindo a isso no contexto e numa forma problemáticas.


Sugestão: que tal descobrir que contexto aversivo original é esse, e falar com a pessoa, com muito cuidado, claro, sobre isso?


Quando exercemos influência de forma positiva sobre os outros, eles não saem por aí descontando, o que é melhor para nós, para eles e para todo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário